2010

Plano Municipal de Saúde

Imprimir

O Plano Municipal de Saúde, é um instrumento dinâmico e flexível do processo de planejamento das ações e serviços de saúde./ Este refere-se a um período de governo e  constitui  um  documento formal da política de saúde do município.

No Plano de Saúde deve conter as diretrizes, prioridades, objetivos, estimativa de metas a serem atingidas, estimativa de recursos e de gastos, estratégias de ação e compromissos de governo para o setor, com a participação dos segmentos sociais representados no Conselho Municipal de Saúde, de acordo com a perspectiva do  Sistema  único de Saúde.

A Formulação e o encaminhamento dos Plano de Saúde são de competência exclusiva dos Gestores, cabendo aos Conselhos de Saúde aprecia-lo e propor as alterações que julgarem necessárias.

O Encaminhamento inicial dos Planos deve ser feito aos Conselho de Saúde que analisam o documento, em sessão específica e recomenda as alterações, reencaminhando-o, após estes procedimentos, aos gestores .

Existem vários modelos para elaboração dos Planos  de  Saúde. Por este motivo, o Gestão Social e Cidadania que saber na sua opinião cidadão, como você acha que deve ser o Plano de Saúde Municipal de onde você reside?

Clique aqui e manifeste a sua opinião.