Aulas do Projovem completam três meses

Após três meses de curso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador), as entidades envolvidas reuniram-se para avaliar o andamento das aulas em Ijuí. O encontro aconteceu na terça-feira, 17, na prefeitura.

A motivação por parte dos alunos, foi o elemento principal destacado pela coordenação pedagógica do Programa. O curso está oportunizando a integração social dos alunos, uma vez que para muitos é a primeira oportunidade de qualificação profissional. “Além de capacitar para o mercado de trabalho, o Projovem Trabalhador busca formar cidadãos com uma visão diferenciada do mundo”, destaca o vice-prefeito, Bira Teixeira, coordenador do Programa Ijuí Profissionalizado.

Até o momento, 50% do Programa já foi executado. O número de alunos está estável. Nesta última etapa de aplicação dos cursos, serão feitos trabalhos diferenciados, que visam reforçar ainda mais a presença destes alunos. Para além das questões técnicas, serão realizadas atividades culturais, palestras com temas importantes para o desenvolvimento de cada educando e também um trabalho de acompanhamento na área de psicologia com o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional – IPD/Fidene.

Para a coordenadora pedagógica do Projovem, Erna Klein, que visitou todas as turmas do Programa, a avaliação que se pode ter generalizada dos cursos é positiva. “Todos estão gostando muito dos cursos”, afirma. Já para os alunos que estavam com faltas, foram feitas, juntamente com a equipe do IPD, visitas domiciliares, para identificar o porquê de isto estar acontecendo e promover um diálogo de estímulo. Conforme Erna, obteve-se também uma visão positiva e o retorno ao curso. “Acreditamos que não haverá mais desistência. No momento, estão tendo aulas práticas e se mostrando muito animados”, esclarece a coordenadora.

Emprego – Na próxima semana, acontecerá uma reunião da equipe de inserção dos alunos do Programa Projovem Trabalhador no mercado de trabalho. O encontro será no dia 27, às 10h, na ACI. “A partir da segunda quinzena do mês de outubro, os alunos já podem ser inseridos no mercado de trabalho”, afirma a professora Lidia Alebrandt, ressaltando que esse processo será organizado com o apoio das entidades envolvidas e empresas e indústrias do município.

GSC Unijuí